Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Navegação

Banner emprestimo

selo.png

 
» Página Inicial Sala de Imprensa Noticias Seplag lança estudos socioeconômicos sobre o Estado
27/06/2017 - 14h55m

Seplag lança estudos socioeconômicos sobre o Estado

Desenvolvidos em parceria com a Fapeal, os seis novos trabalhos foram lançados durante o evento Café com Planejamento e Gestão

Seplag lança estudos socioeconômicos sobre o Estado

Trabalhos são frutos de parceria entre a Seplag e a Fapeal (Foto: Minne Santos

Texto de Minne Santos

Estimular o uso da pesquisa como instrumento para o desenvolvimento de Alagoas. Foi com esse intuito que a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) lançou, nesta terça-feira, durante mais uma edição do Café com Planejamento e Gestão, seis novos estudos que podem subsidiar o fomento de políticas públicas no Estado.

Realizados em uma parceria entre o Núcelo de Estudos e Projetos (NEP), vinculado à Seplag, e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), por meio do Programa de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento das Políticas Públicas em Áreas Estratégicas do Estado de Alagoas (PDPP), os novos estudos trazem como temas a Pecuária Leiteira em Alagoas, as Comunidades Indígenas de Alagoas, o Canal do Sertão, a Economia Solidária, Microfinanças e, ainda, a Diversificação Produtiva Como Alternativa Para a Área Canavieira de Alagoas.

De acordo com o professor e presidente da Fapeal, Fábio Guedes, os trabalhos representam uma forma de fazer com que a administração pública busque na pesquisa científica o embasamento necessário para pensar o futuro de Alagoas

"Não podemos deixar de exaltar esses trabalhos inéditos desenvolvidos por uma equipe pequena, mas muito qualificada, que já vem produzindo material substancial e oferecendo pontos de partida para políticas públicas. Esse material dá um novo fôlego nessa caminhada. Todos os órgãos e setores precisam conhecer esse material para construirmos juntos uma nova Alagoas", afirma Fábio Guedes.

Segundo o titular da Seplag, Fabrício Marques Santos, os trabalhos são importantes para que o Estado possa tomar conhecimento da realidade de algumas áreas de Alagoas e agir sobre elas, contando com o apoio de pesquisas que trazem dados de necessidades reais da sociedade.

“Temos procurado, cada vez mais, pensar a máquina pública e o Estado de uma forma inovadora, o contexto em que vivemos pede isso de todos os gestores. Esses estudos carregam em si a necessidade de estimularmos a pesquisa em Alagoas e de agirmos sob os nossos problemas com conhecimento científico, para que possamos solucioná-los de maneira eficaz e célere”, explica.

Café com Planejamento

Além de contar com o lançamento dos estudos, o Café com Planejamento e Gestão trouxe ainda uma palestra ministrada por Fábio Guedes sobre as políticas de fomento à Pesquisa e Inovação no Estado. Na oportunidade, o presidente da Fapeal apresentou aos técnicos alagoanos um pouco do que o Estado vem realizando na área de inovação, ciência e tecnologia sob as diretrizes do governador Renan Filho.

Todos os estudos desenvolvidos pelo NEP estarão disponíveis no portal Alagoas em Dados e Informações. 

Ações do documento