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28/03/2017 - 10h14m

Guia de Serviços do Governo facilita vida do cidadão alagoano

Plataforma tem como intuito simplificar o acesso a informações sobre os serviços de Governo mais utilizados pela população

Guia de Serviços do Governo facilita vida do cidadão alagoano

Para ter acesso a plataforma, basta acessar o endereço eletrônico no www.servicos.al.gov.br (Fotos: Minne Santos)

Texto de Igor Gouveia
 
Transparência no serviço público e proximidade. Esses foram os dois pilares básicos que orientou o Governo de Alagoas no desenvolvimento do Guia de Serviços do Estado, plataforma online que conta com todas as informações sobre os serviços públicos alagoanos. O lançamento oficial ocorrido em janeiro de 2017 deu uma nova roupagem à prestação de serviços no Estado. 
 
A ideia do Guia de Serviços é facilitar o acesso a informações sobre os serviços de Governo mais utilizados pela população, além de funcionar como um catálogo de consulta, que possui dados como taxas, documentos necessários, modelo de prestação (online ou presencial) e endereços dos órgãos responsáveis pelos serviços.
 
“A plataforma contribui com os três pilares do governo Renan Filho. Além de contribuir com a maior disponibilidade de informações atualizadas sobre os serviços oferecidos pelo Governo, o Guia ainda faz com que o cidadão consiga ter maior clareza sobre como os serviços governamentais são ofertados”, explica o secretário titular da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Fabrício Marques Santos.
 
Desenvolvido pelo Governo do Estado sob coordenação da Seplag, a plataforma foi organizada para cinco tipos de público-alvo: cidadão, empresa, servidor público, setor público e produtor rural. Para cada um deles os serviços foram classificados de acordo com o tema (exemplos: educação e meio ambiente).
 
E todo esse trabalho não é feito unicamente por uma pasta. Com o pensamento de integrar e aproximar cada vez mais os órgãos que compõe o poder Executivo local, o Governo de Alagoas tem capacitado seus técnicos para enriquecer ainda mais o Guia de Serviços. Um bom exemplo disso são as constantes capacitações ministradas pela equipe da Seplag.
 
"O Guia de Serviços é uma importante ferramenta para o cidadão alagoano encontrar tudo aquilo que ele precisa na forma de serviços públicos. Desde uma segunda via de conta d'água ou mesmo agendar uma visita a um órgão ou obra pública, o cidadão alagoano agora pode, de forma muito mais conectada, dialogar diretamente com a gestão pública e acessar o governo com muito mais facilidade e transparência", afirma o secretário titular de Ciência, Tecnologia e Inovação, Pablo Viana.
 
Informações
 
Na plataforma, já estão disponíveis informações referentes aos mais de 100 principais serviços governamentais, a exemplo dos procedimentos existentes para que os contribuintes tenham acesso ao parcelamento do IPVA, assim como, a retirada dos créditos obtidos pela Nota Fiscal Cidadã e informações sobre documentos de identidades e afins.
 
“A modernização das secretarias e dos demais órgãos da administração direta e indireta do Governo do Estado de Alagoas, com o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação também é uma das prioridades da atual gestão. O Guia só vem para fomentar ainda mais isso. É essencial que o Governo esteja integrado e que a população possa encarar essa plataforma como um caminho rápido para se obter o que lhe é de direito”, ressalta o titular da Seplag, Fabrício Marques Santos 
 
Para ter acesso a plataforma, basta acessar o endereço eletrônico no www.servicos.al.gov.br e conferir os dados do portal. Além de consultar o Guia no computador, qualquer pessoa que tenha um celular com internet também poderá consultar as informações dos serviços com um simples toque. 
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