Represetantes de órgãos e secretarias de Estado se reuniram, nesta terça-feira (5), para mais uma edição do Fórum dos Comitês da Qualidade. Promovido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), o encontro teve o intuito de alinhar diretrizes para o aperfeiçoamento do modelo de gestão que vem transformando a administração pública de Alagoas.
De acordo com a superintendente de Modernização e Gestão da Qualidade da Seplag, Adriana Maia, o evento é mais um momento para integrar os participantes da implementação do Sistema de Gestão Qualidade (SGQ), responsável pela organização e padronização dos processos e procedimentos do Estado.
“O fórum é indispensável porque estreita laços e faz com que novas ideias comecem a surgir. Cada secretaria passa a conhecer o trabalho da outra, a entender os entraves que tiveram de ser ultrapassados para a adesão a esse processo e, por consequência, todos aprendem e começam a adaptar o que deu certo para as suas realidades de trabalho”, explica Adriana.
Para o secretário executivo de Planejamento e Gestão da Seplag, Tadeu Barros, o trabalho em equipe é justamente um dos principais fatores que podem otimizar o serviço público como um todo no Estado.
“Esse encontro só reforça quão importante é, para o Governo e para a sociedade, que a administração pública incorpore, cada vez mais, a visão de conjunto. A partir do momento em que a gente pensa em equipe fica bem mais simples de melhorar a performance do nosso trabalho e alavancar as respostas à população”, afirma Tadeu.
Reconhecimento
Além de debater sobre o sistema de gestão, o fórum também reconheceu o empenho das secretarias que vêm se destacando nas ações de implementação do SGQ. Premiado no evento, o comitê da Qualidade da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) comentou sobre as dificuldades e melhorias que o grupo observou durante a implementação do sistema.
“A adesão ao SGQ requer, antes de tudo, uma mudança de postura e, justamente por isso, o que mais sofreu transformações na nossa pasta foi a questão da cultura organizacional. Hoje podemos dizer que, aos poucos, temos quebrado algumas barreiras e conseguido fazer com que o sistema faça parte da nossa rotina”, explica o representante do comitê da Seris, Edson Junior.
De acordo com o secretário titular da Seplag, Fabrício Marques Santos, o Sistema de Gestão da Qualidade é um dos passos que o Governo tem dado para a otimização da administração pública local. Segundo ele, a expectativa é que iniciativas similares sejam cada vez mais fortalecidas dentro do funcionalismo.
“Precisamos avançar cada vez mais na gestão do nosso Estado, simplificar a vida das pessoas e trazer mais ações como essa, que inovam no serviço público e oferecem melhorias para toda a sociedade”, afirma o secretário.
Confira o ranking das secretarias e órgãos premiados pelo cumprimento das tarefas do Modelo de Gestão da Qualidade:
1º – Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal)
2º – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural Emater)
3º – Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris)