Os procedimentos para a implantação do Sistema Eletrônico de Informações, mais conhecido como SEI, já estão a todo vapor. O Estado de Alagoas está aderindo a essa ferramenta que, de modo geral, vai permitir a "virtualização" de processos e documentos e contribuirá para o aprimoramento da gestão documental, além de facilitar o acesso à informação relacionado aos dados governamentais.
A ferramenta será implantada em etapas. Por isso, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) começou a fazer treinamentos extensivos para os servidores da pasta.
“Como se trata de uma mudança cultural, torna-se necessário um esforço coletivo de todos os setores da Seplag, concentrado em um processo de co-responsabilidade de todas as áreas para que a implementação seja efetivada”, explica o secretário titular da pasta, Fabrício Marques Santos.
Neste momento, além de conhecerem o sistema, os servidores usuários estão passando por um curso introdutório que tem o intuito de familiarizá-los com todas as ferramentas disponíveis na plataforma.
“É importante frisar que dois grandes fatores traduzem a relevância do sistema: a redução significativa de custeio já constatada onde o SEI foi implantado, e o aumento da eficiência na tramitação dos feitos na área processual, o que poderá acarretar em maior celeridade das ações do governo”, ressalta o secretário.
A expectativa é de que os primeiros processos já estejam totalmente integrados até o segundo semestre de 2018. Em paralelo, alguns órgãos e secretarias estaduais prioritárias também entrarão na implantação do SEI.